
Quanto Tempo Dura um Curso de AutoCAD?
29/06/2022
Como Entrar no Metaverso?
29/11/2022Para entender o conceito e a definição do metaverso trazemos sua principal definição:
O Que É Metaverso?
“Metaverso é o nome usado para denominar um ambiente virtual imersivo, coletivo e hiper-realista, onde as pessoas poderão conviver usando avatares customizados em 3D. Em outras palavras, ele é uma evolução da nossa internet atual”.
Partindo deste raciocínio, basta analisar a internet atual. Hoje as redes sociais atuam como um ambiente virtual, ou seja, existe uma ” vida digital” na qual o acesso ocorre através dos celulares e computadores. Por meio do metaverso, esta experiência torna-se muito mais imersiva, ou seja, não é somente navegar pela rede, mas vivê-la por dentro.
De forma teórica, a ideia permite o acesso a uma realidade paralela e até ficcional por meio de uma experiência de imersão. No entanto, o metaverso não é real, mas oferece uma sensação de realidade, e para isso acontecer, existe uma estrutura de um mundo real.
Através dessa imersão na realidade virtual, vários metaversos iniciaram com os videogames. Logo, os “games” criam diversos níveis de imersão na qual promove um realismo para o usuário. Com isso vale citar o depoimento do Luli Radfahrer, professor do curso de publicidade e propaganda da USP, em matéria para a CNN.
“Quando a internet se popularizou na década de 1990, existiam várias tecnologias que, em teoria, permitiriam o metaverso, em especial voltado para realidade virtual, criação de espaços 3D, mas não deu certo. No começo do século 21, teve o [jogo] Second Life, muitas empresas gastaram fortunas para estar nele, e era um metaverso, se vendia como. Mas não emplacou”.

Apesar disso, as gigantes de tecnologia seguiram investindo na realidade virtual e no próprio metaverso, como o caso do Facebook e da Microsoft. Com a aposta destas empresas e os avanços tecnológicos é possível trazer um novo nível de realidade virtual, com maior grau de realismo.
Através desta tecnologia, é possível atrair as pessoas para esta realidade e criar avatares, interagir com amigos, fazer compras, reuniões, ir ao trabalho ou à escola.
Na prática, o uso de óculos de realidade virtual, equipados com fones de ouvido e sensores, também garante a entrada para o mundo virtual. Nesse ambiente será possível incorporar a realidade aumentada, avatares holográficos 3D, vídeos entre outros.
Nesse caminho, os entusiastas e empresas, cada vez mais, querem esse tipo de tecnologia, para que as pessoas possam interagir, aprender, colaborar e jogar nos espaços do metaverso. Diante disso, é preciso lembrar que este cenário ainda está em evolução. Visto que muitas tecnologias para o metaverso ainda estão sendo desenvolvidas. Além disso, equipamentos como óculos de realidade virtual, precisam ser mais acessíveis à população em geral.
Como surgiu o metaverso?
Foi visto o metaverso pela primeira vez no livro de ficção científica “Snow Crash”, do escritor Neal Stephenson, publicado em 1992. Na obra, o personagem Hiro Protagonist vive como um entregador de pizzas. Já no mundo virtual, ele torna-se um hacker samurai. Com isto, Stephenson designou esta realidade digital como metaverso.
Ainda, diversas outras obras de ficção falam sobre este conceito. Em exemplo, é o livro “Ready Player One”, escrito por Ernest Cline e publicado em 2011. A história conta como os personagens vivem horas, em um videogame de realidade virtual para esquecer dos problemas. Ainda em 2018, Steven Spielberg fez uma adaptação do livro para o cinema.
Já quando falamos em jogos, a primeira empresa a dar vida ao metaverso foi a Liden Lab, que lançou o jogo Second Life, em 2003. O jogo ainda existe, e apresenta um ambiente virtual em 3D que simula a vida real. No games, os usuários também podem fazer seus avatares e interagir com os outros.
E mesmo que o Second Life atraiu milhares de jogadores, não consegui ser uma tecnologia revolucionária. O motivo seria a falta da economia digital na qual os usuários poderiam ganhar dinheiro. No entanto, hoje isso já acontece por meio das criptomoedas, com a tecnologia blockchain. Seguindo neste caminho outros jogos também usaram este conceito do metaverso, como o Roblox, Fortnite e Minecraft.
E-book GRATUITO sobre Metaverso
Pensando em como te ajudar, preparamos um e-book gratuito sobre Metaverso cujo título é Metaverso: Por Onde Começar?
Neste e-book você saberá o que é Metaverso, como surgiu, como entrar, principais tecnologias, quanto ganha um profissional de Metaverso e muito mais.
Para baixar o seu e-book gratuito, acesse o link https://metaversocenter.com.br/ebook-metaverso-por-onde-comecar