Como Entrar no Metaverso?
29/11/2022Onde Tem Curso de Porteiro?
06/07/2023Cada vez estamos mais ligados ao mundo digital, por isso, o metaverso ou o ambiente virtual desperta o interesse de todos. Para entender o que significa metaverso e como surgiu, acompanhe o texto a seguir.
Boa leitura!
Personalidades tecnológicas e o metaverso
Hoje a evolução tecnológica é a principal forma de trazer conforto e entretenimento para os usuários. Desse modo, as personalidades do meio estão cada dia em busca desta inovação.
Em exemplo, o Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, e outros líderes tecnológicos como Mark Zuckerberg (Facebook), Jeff Bezos (Amazon) ou Elon Musk (Tesla). Lembrando que todos estão investindo na realidade virtual através de do mundo on-line, desde ir a show, fazer compras, jogar, entre outras atividades comuns da rotina.
Diante disso, agora que você conhece alguns dos grandes propulsores desta realidade virtual, entenda como funciona o metaverso.
Evolução digital
Com a evolução tecnológica do mundo real e virtual, estes meios estão mais difusos. Assim como as redes sociais estão presentes em nosso cotidiano, isto vale também para esta realidade nos videogames, ou então pelos elementos virtuais do mundo real com a realidade aumentada.
Ainda, existem várias plataformas digitais que facilitam nosso dia a dia, seja para compras ou então para atividades. Deste modo, cada vez mais dependemos desse mundo virtual e do real para o desenvolvimento de sua vida.
O que significa metaverso?
O metaverso tem como objetivo unir as barreiras do mundo real e virtual. Nesse caso, ele é um ambiente na qual as pessoas podem interagir de forma social, através dos seus avatares.
Conforme Edward Castronova, pesquisador de videogames e mundos virtuais, são três regras básicas para resumir o metaverso:
“Interatividade: o usuário deve ser capaz de se comunicar com os demais usuários, assim como com o próprio metaverso. Dito de outra forma, deve possuir a capacidade de influir em objetos e usuários”.
“Incorporeidade: o metaverso elimina as barreiras físicas e o mais similar à corporeidade seria encontrado em elementos como nosso próprio avatar, que representa nossa identidade”.
“Persistência: o metaverso irá se concretizando paulatinamente e convergirá na união de diferentes tecnologias relacionadas com a imersão virtual, de tal maneira que nesse contexto nossa vida usufruiria de continuidade”.
Como surgiu o metaverso?
O conceito surgiu em 1992, com o escritor norte-americano Neal Stephenson. O escritor citou o metaverso em sua novela Snow Crash e exemplificou como um “e espaço virtual coletivo compatível e convergente com a realidade“.
Para garantir acesso a esta tecnologia era necessário óculos e terminais privados e públicos no mundo real. Por meio desses pontos, seria possível entrar com o avatar no mundo virtual e se mover neste ambiente.
Apesar deste primeiro conceito, logo que o metaverso começou a ser citado, surgiram diferentes descrições e aplicações. Outro exemplo, foi o diretor Steven Spielberg que em 2018, tratou o tema no filme Ready Player One, adaptado do livro de Ernest Cline publicado em 2011. Com isso, o Fortnite começou a usar esta tecnologia e fazer a aplicação com as pessoas.
Vale citar que o sucesso foi grande, até que no game vários artistas musicais como Marshmello, Travis Scott ou Ariana Grande, colaboraram com o jogo e atuaram ao vivo no período da pandemia da COVID-19.
Uso do metaverso
Atualmente o metaverso segue em expansão e torna-se cada vez mais palpável. Ainda esta tecnologia pode estar longe de fazer parte do cotidiano, porém, já é possível vê-la em diversas aplicações tais como:
Jogos: levar os games em um próximo nível oferecendo uma maior experiência com universos infinitos e experiência imersivas.
Lazer: usar o metaverso de forma virtual para participar de atividades de lazer, como shows e passeios e garantir uma experiência imersiva ao usuário.
Trabalho: criar ambientes ou espaços virtuais de trabalho.
Compras: interação entre as marcas, compras de objetivos virtuais e reais nas lojas do metaverso.
Conhecimento: em um futuro próximo o metaverso pode ter uma vida própria, portanto, nós seremos apenas uma parte ativa e isso pode trazer uma evolução.
Socialização: por meio dos avatares personalizados vai ser possível criar experiências em grupo que garanta a interação social.
Agora que você já sabe o que significa o metaverso e quando surgiu, o que mais poderíamos fazer neste novo mundo? Conta pra gente!